Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário
A Associação Portuguesa de Direito de Consumo, integra desde 10 de dezembro 2013, a Rede Extrajudicial de Apoio ao Cliente Bancário (RACE), incumbindo-lhe desenvolver atividades referentes à informação, aconselhamento e acompanhamento dos consumidores que se encontrem em risco de incumprimento das suas obrigações perante as instituições de crédito e bem assim aqueles que já se encontrem numa situação de incumprimento efetivo das suas obrigações.
Com efeito, a RACE traduz-se no conjunto de entidades que, nos termos e ao abrigo do Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, e da Portaria n.º 2/2013, de 2 de janeiro, após reconhecimento da Direcção-Geral do Consumidor, integram uma rede para informar, aconselhar e acompanhar os clientes bancários em situações de endividamento efetivo, ou em risco de incumprimento. Estas entidades poderão igualmente desenvolver ações de carácter formativo e informativo no domínio da literacia financeira.
A situação económica do país tem vindo a agudizar-se, refletindo-se, inevitavelmente, na saúde financeira dos consumidores
O trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor Endividado é absolutamente sigiloso e isento de quaisquer custas para o consumidor.
Assim, todo o cliente bancário que se encontre numa das situações acima descritas poderá contactar o nosso gabinete, quer telefonicamente (através dos números 239 404 733/ 912974988), quer através de comunicação eletrónica para o seguinte endereço: apdconsumo@sapo.pt
Mais informações sobre a RACE:
https://www.consumidor.gov.pt/consumidor_4/rede-de-apoio-ao-cliente-bancario.aspx